O Botafogo depende apenas de si para disputar a Conmebol Libertadores de 2026. Sexto colocado, com 52 pontos, a conta é simples: vencer todos os jogos em casa na reta final do Brasileirão.
A boa notícia é que o time de Davide Ancelotti fará três das últimas cinco partidas no Nilton Santos, contra Sport, Grêmio e Fortaleza. Nesse ínterim, viajará para enfrentar Corinthians e Cruzeiro.
Se somar os nove pontos em casa, chegará a 61 e, neste contexto, o São Paulo, com 45, não alcançaria, pois poderia chegar no máximo a 60.
Além disso, o campeão da Libertadores sairá do duelo entre Flamengo e Palmeiras. Com isso, o Brasileirão terá uma vaga a mais e o G-6 vira G-7. O Botafogo precisaria superar o aproveitamento do Bahia, 5º colocado, com 53 pontos, para garantir vaga direta.

Acontece que o time não fez do Nilton Santos uma fortaleza ao longo da temporada, distinto ao que se viu em 2024. Nos últimos 10 jogos, somou cinco vitórias, três empates e duas derrotas — aproveitamento de 60%. Entre eles, ocorreram a eliminação para o Vasco, na Copa do Brasil, e a da LDU, na Libertadores.
Em sua partida mais recente, empatou por 0 a 0 com o Vitória, no Barradão, pela 33ª rodada, no domingo (09). Com apoio de mais de 28 mil torcedores, o time baiano pressionou, mas falhou nas finalizações.
O Botafogo voltará a campo na terça-feira (18), às 20h30, no Nilton Santos, pela 34ª rodada.


