O Departamento de Futebol do Internacional anunciou três novidades nesta semana, sendo a contratação de Guilherme da Costa o nome de maior destaque. O profissional, que vinha atuando há dois anos como preparador físico do Corinthians, chega a Porto Alegre para assumir o cargo de coordenador de performance.
A saída de Guilherme do clube paulista não ocorreu por conta de um desejo da diretoria, ou seja, sua transferência ocorreu por escolha própria, motivada por um plano de carreira. No Corinthians, ele concentrava suas atividades nos trabalhos de academia e na transição de atletas para a equipe profissional. A proposta do Internacional o atraiu principalmente pela oportunidade de atuar mais próximo do campo.
No clube gaúcho, Guilherme trabalhará em conjunto com a comissão técnica do treinador Paulo Pezzolano, prestando suporte nos treinos de gramado, além de atuar no processo que integra as categorias de base ao time profissional. Sua contratação no Inter repete uma parceria anterior, já que ele foi indicado e voltou a trabalhar com Fabinho Soldado, executivo de futebol do clube colorado.

Em entrevista ao canal Identidade Corinthiana, o executivo de futebol do Corinthians, Marcelo Paz, elogiou o profissional e ressaltou de maneira enfática que a saída não possui nenhuma ligação com problemas na recuperação do elenco ou com o processo de reabilitação do atacante Memphis Depay.
“Ele saiu porque, no Internacional, terá uma atuação mais ligada ao campo. Então, recebeu a proposta e conversou comigo de forma muito educada. ‘Marcelo, não é questão financeira, não é questão do grupo, mas lá vou trabalhar em uma área mais ligada ao campo’. Então, ele deixou a função e vamos buscar um profissional para exercer essa mesma função. A saída dele foi uma escolha dele. Se não tivesse recebido essa proposta, teria continuado com a gente. Portanto, não tem nada a ver uma coisa com a outra (o erro na recuperação de Memphis)”, disse Marcelo.


