Após vencer o Fortaleza por 1 a 0 no sábado (18 de outubro), no Mineirão, o Cruzeiro encerrou a sequência sem triunfos no Brasileiro. Leonardo Jardim revisitou os números para rebater críticas à fase e avaliar o desempenho do returno.
Em dez jogos do segundo turno, a Raposa somou 19 pontos, com cinco vitórias, quatro empates e uma derrota. No mesmo recorte do primeiro turno, foram 20 pontos: seis vitórias, dois empates e duas derrotas.
Para sustentar a avaliação, o técnico comparou as dez primeiras partidas do returno com as do início do campeonato.
“Uma coisa a destacar, e vocês podem não saber, que estamos com 10 jogos no segundo turno, e nós fizemos os mesmos 10 jogos no primeiro turno: 5 em casa e 5 fora. Vocês sabem quantos pontos fizemos no primeiro turno? Vou dizer: fizemos 20 pontos nos primeiros 10 jogos, desde o Mirassol até o Fortaleza. Agora fizemos 19. O número de pontos conquistados é mais ou menos semelhante”.
Ele ressaltou que, em competições de acúmulo de pontos, pesa a regularidade ao longo da temporada. “Uma competição de pontos corridos é performance ao longo de dez meses ou oito meses. É uma prova corrida de pontos”.

Jardim disse que houve uma fase com menos pontos recentemente, mas lembrou que a equipe havia acumulado antes.
“O Cruzeiro já fez, no início, mais pontos. Agora tive uma fase com menos pontos, mas não interessa, o que interessa é que temos 56. Às vezes, eu gosto que façam críticas. Quatro jogos sem vencer, mas já ganhamos antes. E as equipes que ganharam nesse período, já tinham perdido antes e perderam agora. É um campeonato de acumular pontos”.
O Cruzeiro ocupa a terceira posição na tabela do Campeonato Brasileiro, com 56 pontos, cinco a menos que Palmeiras e Flamengo, líder e vice-líder, com 61 cada. Em busca de um novo triunfo no torneio nacional, a Raposa se prepara para o próximo confronto: o jogo contra o Alviverde, pela 30ª rodada.
Palmeiras e Cruzeiro vão medir forças no domingo (26), no Allianz Parque, às 20h30 (horário de Brasília).


