O Cruzeiro voltou a decepcionar em seus domínios no último domingo (09 de novembro), ao empatar por 0 a 0 com o Fluminense no Mineirão, em confronto válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Embora o resultado tenha assegurado matematicamente uma vaga na Libertadores de 2026, o tropeço dificultou as chances do time celeste de alcançar a liderança da competição nacional.
Atualmente na terceira colocação, com 64 pontos, a equipe comandada por Leonardo Jardim aparece atrás de Palmeiras e Flamengo, ambos com 68 pontos. O time paulista leva vantagem no número de vitórias. Apesar da campanha sólida, o Cruzeiro soma quatro pontos a menos que os líderes e viu as possibilidades de título se reduzirem, principalmente devido à perda de pontos em casa.
A atuação no empate diante do Fluminense refletiu a dificuldade do Cruzeiro em se impor no Mineirão. Após início ofensivo da equipe carioca, que exigiu boas defesas de Cássio, a Raposa reagiu com chances claras de Arroyo e Kaiki Bruno, mas parou nas defesas de Fábio e na trave. Na segunda etapa, o duelo perdeu intensidade e os principais lances vieram de chutes de média distância. Discussões em campo entre jogadores de ambas as equipes marcaram os minutos finais.
Conforme análise do comentarista Roger Flores, o desempenho celeste como mandante tem comprometido a campanha. Segundo ele, “o Cruzeiro mostra seu maior problema, deixando pontos importantes dentro de casa. O Cruzeiro é um time muito mais confiável fora do que dentro de casa”.
Ainda de acordo com o ex-jogador, os tropeços contra equipes da parte inferior da tabela foram decisivos para o afastamento da equipe na briga pelo título. “O Cruzeiro perdeu para o Santos e para o Ceará e empatou com o Sport em casa. Claro que o Fluminense não está neste pacote, mas, para um time que quer ser campeão, [tem que vencer]”.
Diante desse cenário, Roger acredita que o Cruzeiro já não está mais entre os postulantes ao título. “O Cruzeiro tinha que se impor e tinha que ganhar a partida. Acho que ficou difícil para o Cruzeiro, o título está muito mais em disputa entre Palmeiras e Flamengo. O Cruzeiro vai tentar manter essa distância para chegar firme na Copa do Brasil”.
O próximo compromisso do Cruzeiro será contra o Juventude, fora de casa, na quarta-feira (20 de novembro), às 16 horas (horário de Brasília). Posteriormente, a equipe encara o Corinthians, no Mineirão, no sábado (23 de novembro), às 20h30 (horário de Brasília), e encerra o mês visitando o Ceará, em Fortaleza, na sexta-feira (29 de novembro), também às 20h30 (horário de Brasília).


