sábado, novembro 1, 2025
17.5 C
São Paulo

Libertadores: Flamengo e Palmeiras vão disputar a quinta final brasileira em 6 anos

Após a classificação do Flamengo, foi a vez do Palmeiras assegurar presença na final da Libertadores de 2025. A virada sobre a LDU, com placar agregado de 4 a 3, confirmou o domínio recente dos clubes brasileiros na principal competição da América do Sul.

A decisão entre os dois times acontece no dia 29 de novembro, no Estádio Monumental, em Lima, no Peru. Aliás, a final consolida a quinta decisão 100% brasileira nas últimas seis edições da Libertadores.

Desde 2020, os clubes do Brasil têm dominado o torneio, com presença constante nas fases decisivas. A única exceção no período foi em 2023, quando o Boca Juniors chegou à final, mas acabou derrotado pelo Fluminense por 2 a 1, no Maracanã.

Desde o início desse ciclo, apenas Santos, Athletico, Botafogo e Atlético-MG também disputaram finais. Já Palmeiras e Flamengo acumulam três participações cada nesse intervalo, o que reforça a constância e o protagonismo das duas equipes no cenário continental.

Flamengo x Palmeiras (Foto:Adriano Fontes/Flamengo)
Flamengo x Palmeiras (Foto:Adriano Fontes/Flamengo)

Retrospecto recente e rivalidade

O confronto de 2025 marcará o reencontro entre Palmeiras e Flamengo em uma final, repetindo o duelo de 2021. Naquela ocasião, disputada no Estádio Centenário, em Montevidéu, o time paulista venceu por 2 a 1, com gol de Deyverson na prorrogação.

O Verdão soma dois títulos no período, conquistados em 2020 e 2021. O Flamengo, por sua vez, ergueu a taça em 2022. O Botafogo ganhou a edição de 2024, superando o Atlético-MG na final realizada no Monumental de Núñez.

Santos, Athletico e Galo ficaram com o vice nas respectivas edições que disputaram.

Brasil e Argentina lado a lado no topo

A sequência vitoriosa dos clubes brasileiros na Libertadores impactou diretamente o ranking histórico da competição. Com mais uma taça garantida, independentemente do campeão, o Brasil chegará a 25 títulos e igualará a Argentina como país com mais conquistas desde a criação do torneio, em 1960.

O título também terá peso simbólico. O vencedor entre Palmeiras e Flamengo se tornará o primeiro clube brasileiro tetracampeão da Libertadores. Atualmente, o país conta com múltiplos bicampeões e três clubes com três títulos: São Paulo, Grêmio e Santos.

Finais desde 2020

  • 2020 – Palmeiras 1 x 0 Santos (Maracanã)

  • 2021 – Palmeiras 2 x 1 Flamengo (Centenário, Montevidéu)

  • 2022 – Flamengo 1 x 0 Athletico (Monumental de Guayaquil)

  • 2023 – Fluminense 2 x 1 Boca Juniors (Maracanã)

  • 2024 – Botafogo 3 x 1 Atlético-MG (Monumental de Núñez)