domingo, novembro 2, 2025
17.8 C
São Paulo

Nova regra da FERJ irá impactar Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense

Nesta sexta-feira (31 de outubro), a Ferj reuniu representantes dos clubes para definir novas diretrizes do VAR no Campeonato Carioca de 2026. A entidade pretende padronizar critérios e garantir apontamentos apenas de erros claros ou incidentes graves pelo árbitro de vídeo.

Estiveram presentes Admar Lopes (Vasco), Joel Carli (Botafogo), Dekko Roisman (Flamengo) e Marcelo Penha (Fluminense). Dos 12 participantes, Volta Redonda e Portuguesa-RJ não enviaram representantes ao encontro.

Entre as medidas, o árbitro vai paralisar o cronômetro nas checagens e fará um gesto para indicar a interrupção. Não haverá debate do VAR quando o árbitro chegar ao vídeo. A exibição no telão seguirá proibida antes da decisão final.

Além disso, imagens de lances polêmicos serão disponibilizadas em cerca de duas horas após a partida, e todo o conteúdo até 48 horas. No monitor, o árbitro verá primeiro a câmera sugerida pelo VAR e poderá solicitar até sete ângulos, um por vez, sem obrigação de ver todos. Para retroceder em faltas na APP, isso ocorrerá apenas se o lance for perto da área e se o número de defensores for menor ou igual ao de atacantes.

Taça do Campeonato Carioca
Taça do Campeonato Carioca (Foto: Divulgação/FERJ)

Durante o encontro, o presidente Rubens Lopes criticou excessos no uso da tecnologia e defendeu a prevalência da decisão de campo em casos interpretativos.

“Tem determinados jogos que (a sala do VAR) parece botequim. Uma indecisão danada na sala do VAR. Se existe divergência interpretativa tem que valer a do árbitro. É o que penso. Mas não vale o que penso. Essa distorção incomoda não só os clubes, mas aqui também”.

Também entrou em pauta o “desafio” solicitado por treinadores para revisar lances. Os clubes, a princípio, não aprovaram a ideia por entenderem que pode atrapalhar a dinâmica da partida. A Ferj informou que aguardará possível autorização da Fifa, enquanto a tecnologia segue em testes na comissão de arbitragem.

Algumas medidas de temporadas anteriores serão mantidas, e foi citado como caso de sucesso o uso da linha de impedimento com largura de 12 cm na edição de 2025. O Carioca de 2026 começará em 21 de janeiro e terá menos datas, com seis rodadas na fase de grupos e quatro de mata-mata. As quartas e as semifinais serão em ida e volta, e a final em jogo único em 15 de março. Os quatro derrotados das quartas disputarão a Taça Rio.