Revelado pelas categorias de base do Millonarios, da Colômbia, e com passagens por clubes de diferentes países, Jorge Carrascal inicia aos 27 anos sua trajetória no futebol brasileiro. O meia foi contratado pelo Flamengo após defender o Dínamo Moscou, da Rússia, e firmou vínculo com o clube carioca nesta janela de transferências do meio do ano.
Durante as tratativas com o Rubro-Negro, o colombiano buscou respaldo de diversos colegas de profissão. Carrascal procurou conselhos de jogadores que atuaram no futebol brasileiro, inclusive de atletas que hoje são seus adversários diretos. Entre os consultados estavam os compatriotas Richard Ríos e Jhon Arias, além de Rafael Borré, amigo pessoal com quem jogou no River Plate.

“Estive falando com vários companheiros, não só com o (Richard) Ríos. Falei com Berrío, que também jogou no Flamengo, falei com Jhon Arias, que jogou recentemente no Fluminense, falei com Borré, um grande amigo que jogou comigo no River. Todos ficaram muito felizes com a minha chegada. A única coisa que me desejavam era que me divertisse em campo, que era um futebol muito competitivo e também parecido com as minhas características. Isso me deixou um pouco mais tranquilo. Óbvio que existe um nervosismo, mas somos profissionais e vamos levando adiante”.
No elenco do Flamengo, Carrascal reencontrou ex-companheiros de clube e antigos rivais. Entre os nomes conhecidos estão o lateral Varela e o meia De La Cruz, com quem atuou no River Plate, além de Ayrton Lucas, com quem teve confrontos na Rússia. A proximidade com De La Cruz, inclusive, foi decisiva no processo de escolha pelo Flamengo.
“Estive falando com Nico. Ele foi meu companheiro, jogamos juntos um tempo atrás. Mandei mensagem e ele me disse ‘tem que vir para cá. É um grande clube, os torcedores e o grupo de trabalho se caracterizam para uma grande família’. Isso me empolgou muito mais. Essa sempre foi a minha decisão, desde o primeiro momento. Estar aqui. Desde a hora que cheguei senti o carinho da torcida, dos companheiros no campo de treinamento. Acredito que é o lugar certo”.
Com a camisa 15, o colombiano chega ao time comandado por Filipe Luís como mais uma opção para o setor ofensivo, que perdeu Gerson, negociado com o Zenit após o Mundial de Clubes. O Flamengo investiu 12 milhões de euros, aproximadamente R$ 77 milhões, para contar com o jogador, que anotou oito gols e distribuiu três assistências em 35 partidas na última temporada europeia.
A expectativa interna é que Carrascal esteja regularizado a tempo de atuar contra o Mirassol, no sábado (9), pelo Campeonato Brasileiro, às 19 horas (horário de Brasília). Antes disso, o time enfrenta o Atlético, nesta quarta-feira (6), em Belo Horizonte, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Na ida, no Maracanã, os mineiros venceram por 1 a 0.
No mercado, o meia se junta a um pacote de reforços que inclui nomes como Samuel Lino, Emerson Royal e Saúl Ñíguez, já utilizados por Filipe Luís. Por outro lado, o clube ainda lida com saídas pontuais, como a do lateral Wesley, que deve ser oficializado pela Roma nos próximos dias.