quarta-feira, agosto 6, 2025
18.7 C
São Paulo

De saída? Bernal, do Fluminense, é oferecido a clube espanhol, segundo jornalista

Volante de 21 anos foi oferecido ao Betis por seus representantes; a informação é do jornalista espanhol Manu Colchón

A movimentação em torno do volante Facundo Bernal, do Fluminense, ganhou repercussão nos últimos dias após o nome do uruguaio ser ligado ao Betis, da Espanha. A situação, no entanto, não envolve proposta oficial do clube europeu, mas sim uma iniciativa do estafe do jogador para viabilizar uma possível transferência.

Revelado pelo Defensor, do Uruguai, Bernal chegou ao Fluminense em agosto de 2024 como aposta para suprir uma eventual saída de André. O Tricolor das Laranjeiras investiu 3,6 milhões de dólares (cerca de R$ 17 milhões à época) por 60% dos direitos econômicos do atleta, com contrato assinado até julho de 2028. Desde então, o meio-campista acumula 44 partidas e uma assistência pelo clube carioca.

De acordo com o jornalista espanhol Manu Colchón, representantes de Bernal estiveram em Sevilha para apresentar o jogador ao Betis. Embora o clube tenha demonstrado interesse pelo nome do volante, até o momento nenhuma negociação formal foi iniciada. A movimentação foi vista como uma tentativa dos agentes de abrir portas no mercado europeu.

Internamente, o Fluminense afirma que não foi procurado pelo clube espanhol. Pessoas ligadas à diretoria negam qualquer tipo de contato ou consulta do Betis envolvendo o jogador uruguaio. Apesar disso, o empresário Pablo Bentancur acredita que propostas podem surgir em breve. Segundo ele, “meu trabalho é gerar as propostas, depois os clubes aceitam ou não. Não vai ser fácil porque ele tem 21 anos e já é titular. É um clube difícil para ser titular”.

Atualmente com 21 anos, Bernal começou a ganhar espaço com o técnico Renato Gaúcho, sobretudo após sua participação no Mundial de Clubes, onde teve bom desempenho mesmo após retornar de lesão. Ainda assim, ele não é considerado titular absoluto no elenco tricolor, mas segue sendo opção constante nas escalações.

O passaporte italiano do atleta pode facilitar a transferência para o futebol europeu, já que o jogador não ocuparia vaga de estrangeiro no elenco do Betis. Esse fator tem sido destacado pelos empresários como um diferencial estratégico para negociar sua saída do Brasil.

Bernal deve estar entre os titulares do Fluminense no confronto contra o Internacional, nesta quarta-feira (06 de agosto), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã. A partida é válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil, e o Tricolor venceu o jogo de ida por 2 a 1, em Porto Alegre.