O Ceará intensificou sua movimentação no mercado da bola e está próximo de anunciar mais um reforço para o setor ofensivo. O clube alvinegro avançou nas tratativas com o Fluminense para a contratação do atacante Paulo Baya, que atualmente está emprestado ao time carioca pelo Primavera-SP. Conforme apurado, o jogador de 26 anos já possui um acerto com o clube cearense, restando apenas a liberação oficial por parte do time das Laranjeiras.
Apesar das conversas em estágio avançado, o acordo ainda não foi oficializado. A expectativa é que a negociação seja concluída até sexta-feira (15), o que permitiria a chegada do jogador a Fortaleza já no fim de semana. Aliás, Baya não foi utilizado por Renato Gaúcho na última partida do Fluminense, quando ficou no banco na vitória por 2 a 1 sobre o América de Cali, na Sul-Americana, na terça-feira (12).
Anteriormente, o atacante atuou pelo Goiás na temporada de 2024, onde marcou o gol da equipe na rodada final da Série B, resultado que contribuiu diretamente para o acesso do próprio Ceará à elite nacional. Na atual passagem pelo Fluminense, soma 17 jogos, dois gols e uma assistência, sendo utilizado prioritariamente nas pontas — exatamente o perfil buscado pelo Alvinegro nesta janela de transferências do meio do ano.
Enquanto negocia com Baya, o clube já oficializou outros reforços. O atacante Rodriguinho, ex-Cruzeiro, foi anunciado na quarta-feira (13). Além dele, o meia Vina retornou ao elenco e o volante Zanocelo, emprestado pelo Santos, foi apresentado nesta terça-feira (12). Durante entrevista coletiva, Zanocelo destacou os motivos que o fizeram aceitar a proposta cearense:
“Uma das coisas que me motivou a vir para o Ceará foi a força do grupo. Eu acho que é um grupo muito qualificado, de todos os jogadores, não só dos volantes. A minha decisão foi pelo projeto, pela parte desportiva e a parte familiar também. A estrutura do clube foi algo que me surpreendeu bastante.”
Atualmente, o Ceará ocupa a 12ª colocação na Série A, com 22 pontos. O próximo compromisso será no sábado (16), às 16h (horário de Brasília), contra o Red Bull Bragantino, na Arena Castelão, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em paralelo, o clube também disputa a semifinal da Copa do Nordeste, enfrentando o Bahia na quarta-feira (20), às 21h30 (horário de Brasília).
Por fim, vale lembrar que o vínculo de Paulo Baya com o Fluminense se encerra em dezembro, o que facilita as tratativas para sua saída antecipada. O Ceará, por sua vez, trabalha em conjunto com o Primavera-SP e o clube carioca para definir os termos financeiros e finalizar o processo.