sexta-feira, novembro 7, 2025
21.8 C
São Paulo

Grêmio vai virar SAF? Veja os últimos detalhes definidos pelo Conselho

O Grêmio reabriu o debate sobre financiamento e modelo de gestão com a nova mesa do Conselho Deliberativo, eleita por aclamação no fim de outubro. O grupo pode enfrentar pautas delicadas a partir de 2026, incluindo a SAF.

O presidente do Conselho, Philippe Jardim, defende foco em gestão associativa com executivos profissionais. O vice Márcio Floriano Junior e a secretária Renata Zorzetto, primeira mulher no cargo, compartilham a visão.

Em sua avaliação, o debate não se resume à venda do clube a um investidor: “Eu defendo um modelo associativo, impregnado de cultura de gestão criteriosa, definição de metas e busca de resultados, com executivos profissionais nas áreas estratégicas”.

“É uma posição baseada na história e nos valores do Grêmio, na realidade local, em que a cultura não é torcer por uma marca. O debate tem que ser “como o Grêmio vai se manter competitivo no cenário atual”, disse Philippe. 

Reunião interna no Grêmio (Foto: Amanda Ferronato / Grêmio FBPA)

O dirigente também relacionou SAF e governança ao citar exemplos do futebol brasileiro. Ele reforçou que a adoção do formato não garante, por si só, recursos e boas práticas.

“SAF não é sinônimo de dinheiro e boa governança. Pode ser sinônimo, mas não é necessariamente. Palmeiras e Flamengo, por exemplo, não são SAFs”, prosseguiu.

Qualquer transformação em SAF exige aprovação do Conselho Deliberativo e de uma assembleia geral de sócios, portanto a mesa admite ampliar o debate no plenário e planeja qualificar os conselheiros para decisões complexas, garantiu Floriano Junior.

“Pensamos em promover uma capacitação dos conselheiros porque temos pessoas de diferentes áreas e que não necessariamente conhecem todos assuntos. Podemos apresentar informações sobre temas como modelos de financiamento, normas estatutárias ou Lei Geral do Esporte para ajudar os conselheiros a decidirem o que é melhor para o Grêmio”.

Nos bastidores, o clube lida com atrasos em patrocínios e bloqueios financeiros. Novas casas de apostas sondam a camisa, mas ainda não há nenhuma informação oficialmente confirmada.

CALENDÁRIO DO CLUBE

O próximo jogo é contra o Fortaleza, no domingo (09), às 20h30, na Arena Castelão.