sábado, novembro 1, 2025
17.5 C
São Paulo

Ex-atacante de Palmeiras e Santos anuncia aposentadoria

Maikon Leite anunciou oficialmente sua aposentadoria do futebol aos 37 anos. O atacante, que passou por clubes de destaque como Santos e Palmeiras, utilizou as redes sociais para comunicar o fim de sua trajetória profissional e o início de um novo ciclo fora dos gramados.

Revelado pelo Santo André em 2001, Maikon ganhou notoriedade ao integrar o elenco do Santos em um dos períodos mais marcantes do clube. No time da Vila Belmiro, conquistou o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil e a Libertadores, somando 43 partidas e 11 gols. Posteriormente, defendeu o Palmeiras, onde entrou em campo 90 vezes, balançou as redes em 13 ocasiões e participou diretamente de outros cinco gols com assistências.

Ao longo da carreira, vestiu a camisa de 22 clubes, incluindo Athletico-PR, Bahia, Sport, Náutico e Figueirense. Também teve experiências internacionais por Atlas e Toluca, no México, Al Shaab, nos Emirados Árabes Unidos, e Petro de Luanda, em Angola. Ao todo, disputou 383 jogos, sendo titular em 219 deles, e marcou 64 gols.

Seu último vínculo foi com o Ji-Paraná, de Rondônia. O anúncio do encerramento da carreira veio acompanhado de uma reflexão pessoal sobre a importância do futebol em sua vida. “Porque quem nasceu com o futebol na alma não se aposenta… apenas muda de jogo”.

Maikon Leite pelo Palmeiras (Foto: Reprodução/Instagram Maikon Leite)

Em uma carta publicada nas redes sociais, o ex-jogador recordou os principais momentos de sua trajetória, como os títulos conquistados e os companheiros com quem dividiu o campo. “Dividir o campo com craques como Neymar, Ganso, Robinho, Giovani, Valdivia e o nosso último goleiro pentacampeão Marcos foi a realização de um sonho”, afirmou.

Além dos feitos individuais, Maikon acumulou oito títulos ao longo da carreira, entre eles o Paulista A2 pelo Santo André, duas edições do Campeonato Paulista, Copa do Brasil e Libertadores pelo Santos, outra Copa do Brasil pelo Palmeiras, além de conquistas regionais com Bahia e Figueirense.

Apesar de alguns torcedores do Palmeiras apontarem que o jogador “corria mais que a bola”, muitos reconheceram sua dedicação e entrega dentro de campo. Com estilo de jogo baseado na velocidade e na explosão física, Maikon Leite marcou presença por onde passou, deixando sua identidade marcada especialmente nas passagens pelo futebol paulista.

Por fim, o atacante encerra uma trajetória marcada por conquistas e experiências diversas, abrindo espaço para novos desafios fora das quatro linhas. Conforme declarou, trata-se do início de uma “nova era”.