sábado, novembro 1, 2025
28.1 C
São Paulo

Galvão Bueno manda recado para Neymar, do Santos

Durante o programa Galvão e Amigos, exibido na segunda-feira (20), Galvão Bueno se posicionou a favor de Neymar sobre a arbitragem nacional. Após a derrota do Santos por 1 a 0 para o Vitória, na Vila Belmiro, o camisa 10 protestou contra a atuação do árbitro Rafael Rodrigo Klein e exigiu a “profissionalização da arbitragem no Brasil para ontem”.

Galvão endossou o pedido do craque, mas demonstrou ceticismo quanto a uma mudança efetiva por parte da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

“Gente, eu estou nesse mundo há 51 anos. A gente discute há 50 anos que tem que ser profissionalizado. Eu estou com você que tem que profissionalizar”, declarou o narrador.

Apesar de apoiar a reivindicação, Galvão ressaltou que não acredita em ações concretas da CBF para reformular a estrutura da arbitragem. Segundo ele, transformar a função em uma atividade formal e com vínculo empregatício é algo que dificilmente será colocado em prática.

Santos perde para o Vitória em partida com polêmica de arbitragem (Foto: Raul Baretta/SFC)

“Mas eu duvido que profissionalizem pra ontem. Profissionalizar significa que vão ganhar salário, vão ser CLT, vão ter carteira, vão ter os direitos. Mas eu duvido. Duvido. Mas você está certo Neymar, peça sim a profissionalização. Mas faz tempo que eu tô nesse mundo aqui e não acredito nisso não”, concluiu Galvão.

A fala repercutiu nas redes sociais e reacendeu o debate sobre o modelo de atuação dos árbitros no país. Atualmente, a maioria deles atua em regime de prestação de serviço, sem dedicação exclusiva, o que levanta questionamentos sobre preparo, imparcialidade e responsabilidade.

Entenda o protesto de Neymar

Neymar se manifestou nas redes sociais após o pênalti marcado contra o Santos no duelo com o Vitória, no último domingo. O lance aconteceu aos 39 minutos do primeiro tempo, quando o árbitro assinalou penalidade do goleiro Gabriel Brazão sobre Renzo López, após recomendação do VAR.

Matheuzinho converteu a cobrança e garantiu o triunfo rubro-negro no Maracanã. Pouco depois, Neymar usou seu perfil oficial no X (antigo Twitter) para criticar duramente a arbitragem brasileira:

“Tem que profissionalizar a arbitragem no Brasil para ontem!”, escreveu o atacante.

Impacto do resultado na tabela

Com a derrota, o Santos permaneceu com 31 pontos, mesma pontuação do Vitória, que agora respira na briga contra o rebaixamento. O Peixe segue na 16ª colocação, fora do Z4 apenas por ter mais vitórias do que o rival baiano.