O São Paulo garantiu sua vaga nas quartas de final da Copa Libertadores após eliminar o Atlético Nacional nos pênaltis, em uma noite de forte apelo emocional no Morumbis. Com o empate por 1 a 1 no tempo normal, a decisão foi para as penalidades, e o Tricolor venceu por 4 a 3, superando um histórico recente de eliminações nesse critério. O confronto contou com o maior público do estádio no ano: 57.559 torcedores marcaram presença na terça-feira (19 de agosto).
Anteriormente, o clube havia caído em disputas por pênaltis na Libertadores de 2024 e na Copa do Brasil de 2025. Dessa vez, no entanto, a história foi diferente. O goleiro Rafael defendeu a primeira cobrança de Uribe e viu Hinestroza chutar no travessão, abrindo caminho para a classificação. Coube a Cédric converter o último pênalti e selar a vaga são-paulina.
Lucas Moura, que começou no banco e entrou no segundo tempo, exaltou a atmosfera do estádio e valorizou o momento que vive com a camisa tricolor. “Mais uma noite para ficar marcada nas nossas vidas, noite de Libertadores no Morumbis é inexplicável. Sou grato a Deus por viver isso, pouquíssimas pessoas podem virar jogador, poucas podem jogar uma Libertadores e menos ainda no Morumbis. Tem que valorizar e sou grato por isso agora é descansar para próxima”.
O camisa 7 revelou ansiedade antes de entrar em campo e destacou o impacto da torcida desde a chegada do ônibus ao estádio. “É difícil ficar fora, desde quando chegamos com o ônibus passando no corredor, depois eu estava no banco e não via a hora de entrar, mas graças a Deus deu certo, entrei contribui e deu certo, um jogo como hoje tem que ter a cabeça forte e conseguimos isso”.
A classificação também teve um sabor simbólico para o torcedor são-paulino. Afinal, em 2016, o Atlético Nacional havia eliminado o time paulista na semifinal da mesma competição. Embora Lucas Moura não estivesse presente naquela ocasião, por ainda atuar no futebol europeu, ele comentou sobre o peso emocional do reencontro.
“Aquela semifinal eu estava no PSG ainda, mas é claro que a torcida e a imprensa relembraram, mas encaramos como uma decisão que a gente tinha que colocar o coração na chuteira, o coração em campo e representar o torcedor que fez essa festa maravilhosa e nos incentivou, então tínhamos que conquistar isso.”
O gol do São Paulo no tempo normal foi marcado por André Silva logo aos dois minutos, após cobrança de escanteio. O empate dos colombianos veio na etapa final, em cobrança de pênalti convertida por Morelos, após revisão do VAR. Ainda assim, o São Paulo teve a vantagem numérica a partir dos 25 minutos do segundo tempo, com a expulsão de Cardona por segundo cartão amarelo.
Agora, o clube paulista aguarda o desfecho entre Botafogo e LDU, que decidem a vaga na quinta-feira (21 de agosto), em Quito. O vencedor será o adversário do São Paulo na próxima fase da competição continental.