sexta-feira, dezembro 5, 2025
16.9 C
São Paulo

A declaração de Oscar, do São Paulo, após problema cardíaco

Jogador apresentou problemas cardíacos e foi encaminhado para o hospital; após o ocorrido, o meio-campista enviou uma mensagem aos torcedores

O meia Oscar, atualmente com 34 anos, enfrenta um momento delicado em sua trajetória no São Paulo. Após um histórico recente marcado por sucessivas lesões, o jogador voltou a ser notícia nesta semana por motivos médicos mais graves. Durante exames cardiológicos de rotina no centro de treinamento da equipe, localizado na Barra Funda, o atleta apresentou um quadro de instabilidade que exigiu atendimento de urgência.

O episódio ocorreu na manhã de terça-feira (11 de novembro), quando Oscar realizava testes físicos adaptados em uma bicicleta ergométrica, devido a uma lesão na panturrilha esquerda. A impossibilidade de utilizar a esteira motivou o uso do aparelho alternativo, onde o atleta apresentou tontura e perda de consciência por alguns instantes. Em decorrência da chamada “intercorrência cardiológica”, ele foi encaminhado de ambulância ao Hospital Israelita Albert Einstein, na zona sul da capital paulista.

Diante do susto, o próprio jogador usou as redes sociais para tranquilizar os torcedores. Em publicação feita nesta quarta-feira (12 de novembro), ele agradeceu o carinho recebido e transmitiu uma mensagem de otimismo. “Muito obrigado pelas mensagens e orações. Vai ficar tudo bem, se Deus quiser”.

O São Paulo confirmou que o estado clínico do jogador é estável. Apesar disso, ele permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva para monitoramento e exames complementares. Conforme informou o presidente Julio Casares, Oscar está consciente e responde bem aos estímulos. “Interagiu bem, está se sentindo bem. Agora, temos que aguardar o processo de resultado dos exames e desejar a ele uma pronta recuperação”.

Oscar em treino pelo São Paulo (Foto: Fellipe Lucena/SPFC)

Internamente, o clube já discute a possibilidade de uma rescisão contratual. Oscar tem vínculo com o São Paulo até 2027, mas a sequência de problemas físicos e agora um quadro cardiovascular colocam em dúvida sua permanência. A hipótese de aposentadoria ao final da temporada também está sendo considerada por pessoas próximas ao jogador.

O diretor de futebol Carlos Belmonte reforçou que a prioridade no momento é o bem-estar do atleta. “Se o Oscar estiver bem e apto a jogar, nós contamos com ele na temporada de 2026. Se o Oscar não estiver bem, não estiver apto a jogar ou tomar uma decisão pessoal de não jogar mais, nós vamos apoiar a decisão”.

Especialistas também se manifestaram sobre o caso. O cardiologista Alexsandro Fagundes, presidente da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas, explicou que o desmaio durante esforço pode ter diferentes origens, variando entre situações benignas, como queda de pressão, e quadros mais graves. “Um desmaio que acontece no pico do esforço pode ser alguma arritmia mais grave, que tenha risco de morte súbita e que precisa de tratamento de alta complexidade”.

Assim, enquanto o clube aguarda os resultados dos exames, o futuro de Oscar permanece indefinido. A resposta clínica nos próximos dias será decisiva para os próximos passos da carreira do atleta, que já contabiliza uma trajetória marcada por conquistas, mas também por desafios físicos recentes.