Às vésperas do duelo entre Vasco e São Paulo, no domingo (02), em São Januário, Zé Ricardo retomou o paralelo entre 2025 e 2017. Ele comparou a arrancada atual do Cruzmaltino, sob o comando de Fernando Diniz, com a campanha que levou à Libertadores.
Em 2017, o time entrou desacreditado e terminou o Brasileiro em 7ºlugar, garantindo vaga na competição continental. Agora, é o 8º colocado, com 42 pontos, e vive fase de arrancada no torneio. O Cruzmaltino enfrentará o São Paulo às 20h30 (horário de Brasília), pela 31ª rodada.
Em entrevista ao Bolavip Brasil, o ex-treinador descreveu os elementos que mais aproximam as duas fases.
“O principal paralelo é a gente ver a torcida bastante entusiasmada, uma equipe bastante coesa, como a nossa equipe também era bastante coesa lá, e com jogadores importantes, uma mescla de interessantes jogadores experientes, com novos atletas e muitos deles oriundos da categoria de base. Então tem essas semelhanças e a gente fica na torcida para que o Vasco consiga também esse ano chegar a uma reta final e a final, como a gente conseguiu em 2017”, disse.

Ele também fez elogios a Fernando Diniz e ressaltou que os estilos são distintos, apesar de pontos em comum na posse de bola.
“São estilos diferentes, momentos diferentes do futebol. O futebol vem evoluindo muito, principalmente na questão da intensidade do jogo, da dinâmica do jogo. Vejo que a nossa equipe lá de 17 era a equipe que tinha jogadores que gostavam de ter a posse de bola. Acho que isso pode ser uma certa semelhança. Diniz, acho que é até um estilo bem único, né, aqui no futebol brasileiro, mas como um amigo do Diniz e torcedor, para que ele se saia bem nessa reta final. Fico na expectativa também que ele consiga uma reta final tão importante e tão gloriosa como foi aquela”.
Além disso, a equipe de 2017 começou sob desconfiança e com orçamento baixo. O Vasco acelerou na reta final, somou 56 pontos e ficou em 7º lugar.
Cruzeiro e Grêmio ficaram no G6 e conquistaram a Copa do Brasil e a Copa Libertadores, respectivamente, o que abriu vaga ao Cruzmaltino. Em 2025, o time vem de seis vitórias nas últimas sete partidas e chega à 31ª rodada na oitava colocação.


