sábado, novembro 1, 2025
28.1 C
São Paulo

Imprensa da Europa rasga elogios para Rayan, do Vasco; veja

Após a vitória do Vasco por 2 a 0 sobre o Fluminense, no Maracanã, na segunda-feira (20), o atacante Rayan, de 19 anos, virou tema central. Elogios se multiplicaram, e sua postura provocativa gerou debate entre comentaristas e torcedores.

Na Itália, o portal Calcio Mercato analisou a atuação e elogiou as características técnicas e físicas do atacante vascaíno.

“Sua melhor característica básica é uma grande explosividade que lhe permite ser rápido, técnico e extremamente habilidoso no drible, no um contra um e em espaços apertados”.

Ainda segundo o site, a comparação com Edmundo veio acompanhada de uma menção à seleção principal do Brasil.

“E para um garoto que cresceu cercado pela lenda Edmundo — e que também foi acompanhado de perto por Roma e Fiorentina no passado — só resta falar da seleção: depois de vencer os torneios Sul-Americanos Sub-17 e Sub-20, Carlo Ancelotti se prepara para convocá-lo para a seleção principal do Brasil”.

Rayan, atacante do Vasco
Rayan, atacante do Vasco (Foto: Matheus Lima/ Vasco)

Historicamente, Edmundo atuou na Fiorentina ao lado de Batistuta, Rui Costa e Amoroso, e também defendeu o Napoli por cerca de seis meses. Clubes europeus monitoram Rayan desde a última temporada. Em dezembro de 2024, a Fiorentina ofereceu 8 milhões de euros, proposta recusada pelo Vasco.

No clássico, ele abriu o placar e iniciou a jogada do segundo gol, finalizado por Nuno Moreira. Com o resultado, o Vasco alcançou a terceira vitória seguida, subiu ao 8º lugar com 39 pontos; o Fluminense é 7º, com 41 e um jogo a menos. Na temporada, ele soma 16 gols e é vice-artilheiro do time, atrás de Vegetti, com 24. No Brasileirão, tem 11, atrás de Arrascaeta e Kaio Jorge, com 15, Vitor Roque, com 13, e Vegetti e Pedro, com 12.

Além disso, dados do DataFut destacam o feito do camisa 77. Apenas Roberto Dinamite, com 13 gols em 1973, e Rayan, com 11 em 2025, marcaram ao menos 11 gols no Brasileirão aos 19 anos ou menos. Restam nove jogos na competição.

Por fim, no Brasil, o narrador da GE TV, Jorge Iggor, discordou da provocação de Rayan após o gol no clássico e aconselhou cautela para evitar dores de cabeça.