sábado, novembro 1, 2025
17.5 C
São Paulo

Vasco atinge marca importante após 13 anos

O Vasco vive um recorte de solidez defensiva sob Fernando Diniz e atingiu, nesta quarta-feira (29 de outubro), a primeira sequência de três jogos sem sofrer gols no Brasileirão desde 2012. O momento sustenta a reação recente e afasta o time do radar da zona de rebaixamento.

Na atual série, o time venceu Fortaleza por 2 a 0, Fluminense por 2 a 0 e Bragantino por 3 a 0. Em 2012, o clube ficou sete partidas seguidas sem ser vazado, com a zaga então formada por Dedé e Rodolfo, referências após a Copa do Brasil de 2011.

Desde setembro, os reforços Carlos Cuesta e Robert Renan se adaptaram rapidamente e estão invictos com o Vasco. A dupla elevou o desempenho defensivo e tornou-se peça-chave no sistema de Diniz.

Com Cuesta em campo, o time soma cinco vitórias e dois empates em sete jogos, com apenas quatro gols sofridos. O colombiano chegou em setembro e causou impacto imediato no setor.

Quando forma o dueto com Robert Renan, os números são ainda mais fortes. Em seis partidas, são quatro vitórias e dois empates, com apenas dois gols sofridos. O empate por 1 a 1 com o Flamengo, no dia 21 de setembro, teve os dois juntos por 37 minutos.

Sem um deles, o Vasco foi vazado nas vitórias sobre o Bahia por 3 a 1 e o Vitória por 4 a 3, além da derrota para o Palmeiras por 3 a 0. O contraste reforça o peso do entrosamento recente.

No Brasileirão, o time ocupa a oitava posição, com 42 pontos, cinco a menos que o Botafogo, primeiro clube no G6. Além do ajuste atrás, peças como Coutinho e Rayan ajudam a fase; a equipe sonha com vaga na Libertadores via campeonato.

Agora, o Vasco recebe o São Paulo, domingo (02 de novembro), às 20 horas e 30 minutos (horário de Brasília), em São Januário, pela 31ª rodada. Na Copa do Brasil, encara o Fluminense na semifinal, com jogos em 10 e 14 de dezembro, decisão no Maracanã e horários ainda não definidos.