A Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou o novo formato do Paulistão 2026 durante um evento na Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo, na última terça-feira (11). A entidade também atualizou sobre os confrontos do torneio.
A competição adotará sistema inspirado na Champions League, com potes no lugar dos grupos fixos. A primeira fase terá oito rodadas, serão três jogos contra clubes do mesmo pote e cinco contra adversários de potes diferentes. Cada equipe disputará quatro partidas como mandante e quatro como visitante.
O motivo da mudança é o corte de datas dos estaduais feito pela CBF. Além disso, os potes foram formados de acordo com critérios de desempenho esportivo.
O Pote A reúne os maiores campeões estaduais: Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo. O Pote B tem São Bernardo, Novorizontino, Bragantino e Mirassol. O Pote C conta com Ponte Preta, Guarani, Velo Clube e Portuguesa. O Pote D inclui Botafogo-SP, Noroeste, Capivariano e Primavera.

Os cruzamentos sorteados também definiram os primeiros adversários dos quatro grandes. O Corinthians, por exemplo, enfrentará Palmeiras, São Paulo, Santos, Capivariano, Velo Clube, Ponte Preta, Bragantino e São Bernardo.
O São Paulo jogará contra Corinthians, Santos, Palmeiras, Mirassol, São Bernardo, Portuguesa, Ponte Preta e Primavera. Já o Santos terá Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Velo Clube, Bragantino, Novorizontino, Guarani e Noroeste.
O Palmeiras pegará Santos, Corinthians, São Paulo, Novorizontino, Mirassol, Guarani, Portuguesa e Botafogo-SP.
Já sobre as transmissões, a TNT Sports renovou no início de novembro os direitos do Paulistão até 2029 e será uma das casas da competição. A emissora divide exibição com Record e CazéTV.


