sábado, novembro 1, 2025
22.1 C
São Paulo

Ex-Fluminense pode fechar com gigante da Argentina

O Boca Juniors se movimenta para definir um treinador em 2026, após a morte de Miguel Ángel Russo na quarta-feira (08 de outubro), vítima de câncer de próstata. O time está sob o comando interino de Claudio Úbeda, enquanto o dirigente Juan Román Riquelme busca um perfil com tradição em competições sul-americanas.

Segundo a rádio uruguaia El Espectador Deportes, os jornalistas Federico Buysan e Fabián Bertolini apuraram que Riquelme entrou em contato com Diego Aguirre. Informações extraoficiais indicam que a comissão técnica liderada por Úbeda não deve permanecer. Em campo, o Boca ocupa o 10º lugar do Grupo A do Campeonato Argentino, com 17 pontos.

Entre os nomes analisados estão Renato Gaúcho, Diego Aguirre e Jorge Almirón. De acordo com as publicações consultadas, Renato e Almirón estão sem clube no momento, enquanto Aguirre dirige o Peñarol desde novembro de 2023.

Agora, Renato Gaúcho atende ao perfil buscado. Ele pediu demissão do Fluminense na terça-feira (23 de setembro) e somou 40 jogos no clube, com 21 vitórias, 8 empates e 11 derrotas. É campeão da Libertadores e da Recopa pelo Grêmio, foi finalista da Libertadores em 2021 com o Flamengo e ficou em quarto lugar no novo formato do Mundial de Clubes com o Fluminense.

Além disso, Renato Gaúcho nunca trabalhou fora do Brasil como técnico. Sua carreira inclui passagens por Fluminense, Grêmio, Flamengo, Athletico Paranaense, Bahia, Vasco da Gama e Madureira.

Renato Gaúcho, técnico do Fluminense
Renato Gaúcho, técnico do Fluminense (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense)

Já Diego Aguirre, ex-Atlético, comanda o Peñarol desde novembro de 2023. No Brasil, dirigiu o Internacional em 2015 e 2021 e assumiu o Atlético em 2016.

No Atlético, Aguirre disputou 31 jogos, com 16 vitórias, 7 empates e 8 derrotas, aproveitamento de 59,13%. O time marcou 54 gols e sofreu 28. A saída ocorreu após eliminação para o São Paulo na Libertadores daquele ano.

Depois, Jorge Almirón deixou o Colo-Colo na terça-feira (19 de agosto). Antes, trabalhou no Boca por sete meses, de abril a novembro de 2023. Na saída do clube chileno, ele manifestou desejo de voltar ao futebol argentino e evitou citar clubes.

Por fim, os torcedores homenagearam Miguel Ángel Russo no sábado (18 de outubro), no primeiro jogo após sua morte, com bandeirões e cânticos na Bombonera. Ainda não há nenhuma informação oficialmente confirmada.