O Palmeiras foi derrotado por 3 a 2 pelo Grêmio, na Arena do Grêmio, pela 36ª rodada, na terça-feira (25). Foi o quinto jogo consecutivo sem vitória, e ocorreu em meio a maratona de jogos do Campeonato Brasileiro.
Além disso, o clube disputa a Libertadores e também participou do Mundial de Clubes nos Estados Unidos, quando o calendário brasileiro parou.
Antes da partida contra o Grêmio, Abel Ferreira criticou o calendário, em entrevista ao SporTV. Ele citou ligações de diretores europeus questionando jogo três dias antes da principal competição continental.
“Não é normal. Há coisas que não são normais e temos que refletir o que é melhor para o futebol. Não é normal ter Data Fifa e ficarmos sem jogadores. Não é normal empilhar os jogos todos como estamos tendo e ter pouco tempo para recuperar. Não é normal fazer um jogo três dias antes da maior competição da América do Sul. Não é normal, dois dias depois, competir por outro campeonato”, disse.
Abel ainda pediu reflexão e comparou o cenário com a Liga dos Campeões e a Liga Europa, dizendo que, nesses torneios, há uma semana para preparar os jogos.

“Quando falei para pensar e refletir, claro que no fim uma equipe vai ganhar, jogando bem ou mal, vai ganhar, mas não é normal e deveríamos refletir sobre isso. Quando me ligaram, que isso não acontece na Liga dos Campeões, na Liga Europa, tem sempre uma semana para preparar os jogos – finalizou o treinador palmeirense”.
No jogo em questão, Facundo Torres abriu o placar para o Palmeiras, mas Amuzu empatou ainda no primeiro tempo. Carlos Vinícius e Willian viraram em pênaltis, e o Grêmio fez 3 a 1. Benedetti descontou nos acréscimos e fechou o placar.
Giay cometeu pênalti em Arthur e foi expulso após o VAR. Com a vitória, o Grêmio chegou a 46 pontos e é 10º. O Palmeiras tem 70; o Flamengo lidera com 75, restando duas rodadas para o fim do torneio. A final da Libertadores está marcada para sábado (29 de novembro), em Lima, contra o Flamengo.


