Bahia e City Football Group apresentaram, nesta segunda-feira (20 de outubro), o projeto do novo centro de treinamento, o City Football Academy Bahia. O evento ocorreu na Arena Fonte Nova, em Salvador. O governador Jerônimo Rodrigues assinou a primeira de três licenças ambientais. O investimento previsto é de R$ 300 milhões. Executivos do Grupo City e do Bahia, como Ferran Soriano e Raul Aguirre, participaram do anúncio.
O CT será construído em Camaçari, na Via Metropolitana Camaçari–Lauro de Freitas. Fica a 15 minutos do Aeroporto de Salvador e a 40 da Arena Fonte Nova. O complexo terá cerca de 560 mil metros quadrados. Será o segundo maior da rede, menor apenas que o de Manchester. Será o nono centro de treinamento do Grupo City ao redor do mundo.
Em fala na apresentação, o CEO Ferran Soriano destacou a ambição esportiva do projeto.
“Esse centro vai ser de alta performance do maior nível do mundo, onde as pessoas não vão ter nenhum pretexto para estar no nível mais alto”.

A estrutura prevê 12 campos, miniestádio para 1.000 torcedores e hotel para atletas. O plano inclui 144 vagas em alojamento para as categorias de base e um centro administrativo. O clube informou ainda 500 vagas de estacionamento no complexo. O complexo reunirá o futebol masculino, feminino e as categorias de base.
O CEO do Bahia, Raul Aguirre, apresentou a visão do clube para a estrutura. “Vai ser o centro mais moderno da América Latina”.
O projeto está em planejamento e licenciamento ambiental. A expectativa de conclusão é em dezembro de 2027. O planejamento prevê estudos e preparação do terreno antes da construção. A primeira licença foi assinada nesta segunda-feira (20 de outubro) por Jerônimo Rodrigues.


