sábado, novembro 1, 2025
20.3 C
São Paulo

Contra o Palmeiras, Cruzeiro tem a chance de quebrar tabu histórico

O Cruzeiro volta a campo no domingo (26), às 20h30, para enfrentar o Palmeiras no Allianz Parque, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O compromisso marca mais um desafio diante de um tabu importante: a equipe mineira não vence o Verdão como visitante na competição desde 2014.

A última vitória cruzeirense fora de casa pelo Brasileirão contra o adversário paulista ocorreu em 20 de julho daquele ano, quando superou o time alviverde por 2 a 1, no Pacaembu. Desde então, os clubes se enfrentaram sete vezes no torneio nacional, com quatro vitórias do Palmeiras e três empates.

O Allianz Parque, inaugurado em novembro de 2014, ainda não presenciou um triunfo do Cruzeiro em partidas válidas pelo campeonato de pontos corridos.

Confrontos equilibrados pela Copa do Brasil

Apesar da série negativa no Brasileirão, o Cruzeiro já conquistou uma vitória sobre o Palmeiras no Allianz Parque por outra competição. Em setembro de 2018, venceu por 1 a 0 o jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, avançando à final e conquistando o título na sequência.

Allianz Parque, estádio do Palmeiras (Foto: Divulgação/ Palmeiras)

Aliás, nos últimos dez anos, os dois clubes se enfrentaram três vezes pela Copa do Brasil, sempre no estádio palmeirense. Em 2015, pelas oitavas, o time paulista venceu por 2 a 1. Em 2017, pelas quartas, houve empate por 3 a 3, em partida em que o Cruzeiro chegou a abrir três gols de vantagem.

No ano seguinte, a equipe mineira levou a melhor no duelo decisivo. Curiosamente, nas três edições, o classificado do confronto sagrou-se campeão.

Tabu quebrado no primeiro turno

Mesmo com a longa sequência sem vitórias como visitante, o Cruzeiro já encerrou um outro jejum diante do Palmeiras neste Brasileirão. Em 1º de junho, no Mineirão, venceu por 2 a 1 e colocou fim a um período de quase sete anos sem superar o rival, considerando todas as competições e locais.

A sequência negativa até então somava oito jogos, com seis triunfos do clube paulista e dois empates.