A Conmebol anunciou, nesta quarta-feira (12 de novembro), o uso de impedimento semiautomático e tecnologia da linha do gol nas finais continentais. A medida repete o modelo de 2024 e também foi aplicada na Recopa Sul-Americana.
Os sistemas usarão 24 câmeras especializadas ao redor dos estádios. Serão 14 câmeras para a GLT (Tecnologia da Linha do Gol) e 10 para o SAOT (impedimento semiautomático). Os equipamentos operam acima de 200 quadros por segundo e com resolução superior a 500 pixels por metro. O rastreamento óptico registra em tempo real a posição de cada jogador e da bola, processando mais de um milhão de pontos por segundo.
A Conmebol explicou que os recursos garantem decisões mais rápidas, precisas e confiáveis. Ambos os sistemas serão produzidos integralmente pela própria entidade. Além da Libertadores, a final da Sul-Americana, entre Lanús e Atlético-MG, também será contemplada com a medida. A decisão será disputada em Assunção, no Defensores del Chaco, em 22 de novembro, às 17 horas (horário de Brasília).
Já a final da Libertadores será disputada entre Palmeiras e Flamengo, em Lima, no Peru, no Estádio Monumental, em 29 de novembro, às 18 horas (horário de Brasília).

Dentro do assunto, é válido ressaltar que a CBF também anunciou o impedimento semiautomático para o Brasileirão 2026, medida que será adotada a partir da primeira rodada. O serviço será prestado pela Genius Sports, a mesma da Premier League.
Na Inglaterra, 30 câmeras captam 100 quadros por segundo em 4K, com decisão validada por operadores do VAR e pelo árbitro. Após a confirmação, as transmissões e telões exibem uma reprodução 3D com um muro branco e uma pulsação no ponto do atacante em impedimento.


