terça-feira, outubro 28, 2025
18.6 C
São Paulo

Santos vai trocar a Libra pela LFU?

Os bastidores das ligas entre clubes seguem movimentados. Na manhã desta terça-feira (28 de outubro), o Atlético-MG anunciou a saída da Libra e o retorno à Liga Forte União. O Santos, por sua vez, negociou com a LFU, mas continua na Libra e confia em uma liga única.

Ao comentar sobre o assunto, o presidente do Alvinegro Praiano, Marcelo Teixeira, confirmou os contatos com a Liga Forte União, mas pontuou a decisão do clube. “Mantivemos contatos [com a LFU], houve conversa, mas não avançamos. A preferência é aguardar a possibilidade de uma liga única. Tenho esperança e vamos insistir nisso”, disse.

Em relação à situação de outros clubes, o Atlético-MG agiu diferente. O Galo decidiu aderir à LFU com efeitos para negociação a partir de 2030, quando termina seu contrato com a Libra. Na operação, o clube vai vender 10% dos direitos no Brasileiro por 50 anos à Sports Media Entertainment, de acordo com o colunista Rodrigo Mattos. O valor ficaria em torno de R$ 100 milhões.

O Atlético-MG publicou nota oficial defendendo cooperação entre clubes e equilíbrio competitivo. “O Galo acredita que atitudes individualistas comprometem o diálogo e enfraquecem o propósito comum. O desenvolvimento do futebol só é possível por meio da cooperação entre os clubes.”

Liga Forte União (Foto: Reprodução)

Além disso, o clube detalhou a participação de investidores no acordo. “A Sports Media Entertainment irá adquirir parte dos direitos econômicos do Atlético relacionados ao Campeonato Brasileiro. A implementação dessa transação respeitará contratos vigentes e estará sujeita ao cumprimento de uma série de condições precedentes e obtenção das aprovações necessárias.”

Já a LFU reúne 33 clubes brasileiros, sendo 11 da Série A, com o propósito de modernizar a estrutura e a governança do futebol nacional, segundo o comunicado. Criada em 2022, a associação firmou, em 2023, um acordo de investimento de longo prazo que assegura previsibilidade de receitas e autonomia para seus membros.

Por fim, com a saída do Galo, a Libra passa a contar com nove clubes da Série A: Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Grêmio, Santos, Bahia, Vitória e Red Bull Bragantino. O Santos negociou com a LFU, mas permanece na Libra e prefere aguardar a possibilidade de uma liga única.