terça-feira, novembro 4, 2025
20.3 C
São Paulo

Conmebol pode levar finais da Libertadores para fora da América do Sul; entenda

A Conmebol avalia levar a final da Copa Libertadores para fora da América do Sul. A medida integra uma estratégia para ampliar o alcance global do torneio. A informação foi publicada pelo site The Athletic nesta terça-feira (04 de novembro).

Segundo as reportagens, a decisão busca fortalecer a marca em novos mercados. Embora a final deste ano entre Palmeiras e Flamengo, no sábado (29 de novembro), esteja confirmada para Lima, a ideia deixou de ser tabu nos bastidores da entidade.

Em entrevista ao The Athletic, o diretor comercial Juan Emilio Roa disse que o debate sobre o tema é permanente. “Este é um tópico que normalmente está na mesa e em avaliação”.

Roa também detalhou que a Conmebol definiu diretrizes e trabalha ações para aumentar o interesse internacional. Ele citou iniciativas de narrativa e experiência de marca vinculadas ao evento decisivo.

“Posso dizer que já definimos um roteiro para os próximos anos, mas seguimos avaliando. Isso faz parte do que precisamos fazer para aumentar o interesse global. Estamos trabalhando em uma combinação de ações para ampliar o engajamento fora da América do Sul — desenvolvendo narrativas, experiências de marca durante a final e produzindo mais histórias sobre clubes e jogadores”.

Em 2018, a segunda partida da final entre River Plate e Boca Juniors foi transferida para Madri, no estádio Santiago Bernabéu, por razões de segurança. Horas antes do jogo de volta, houve um ataque ao ônibus do Boca. A escolha pelo país ibérico considerou a presença de 250 mil imigrantes.

Conforme The Athletic, a discussão atual tem motivação comercial. A entidade acompanha uma tendência global, após a Uefa permitir jogos de ligas nacionais no exterior. A La Liga tentou levar Villarreal x Barcelona a Miami, e a Serie A planeja Milan x Como em Perth.

A Conmebol vê espaço para crescer internacionalmente. A final deste ano será transmitida em mais de 190 países, com início ajustado para o público europeu: às 22 horas (horário da Europa Central), às 18 horas (horário de Brasília). Segundo a reportagem, os direitos de TV de 2027 a 2030 estão à venda, com apoio da IMG, meta acima de US$ 1,5 bilhão e prazo para propostas até segunda-feira (10 de novembro).