Em prévia da semifinal da Copa do Brasil, o Vasco venceu o Fluminense por 2 a 0, na segunda-feira (20 de outubro), no Maracanã, pela 29ª rodada do Brasileiro. Rayan e Nuno Moreira marcaram, e o time encerrou um jejum contra o rival no estádio que durava desde novembro de 2018.
O triunfo também encerrou um jejum de dois anos do clube sem vitórias no Maracanã, sequência de 13 partidas. A última havia sido em 20 de agosto de 2023, contra o Atlético-MG, por 1 a 0, gol de Serginho. Contra o Flamengo, o último triunfo no estádio ocorreu em março de 2023, pelo Carioca. O clube segue vivo na Copa do Brasil e encara o Fluminense na semifinal entre os dias 10 e 14 de dezembro.
Após o clássico, Fernando Diniz elogiou o elenco cruz-maltino e destacou a “blindagem” do trabalho.
“Teve jogos que merecíamos ganhar. Não lembro de ter ganhado em algum jogo que jogamos mal. Acho que o Vasco tem elenco para avançar. Elenco muito bom. Temos jogador na Seleção e atletas que valem milhões de euros. Coutinho que é um gênio do futebol. Um lateral direito, que joga na esquerda, e disputou a Copa do Mundo (o Pumita). O elenco do Vasco é muito forte. As coisas que ficam de fora, o trabalho que estamos fazendo junto, é um trabalho de blindagem que mostra que os jogadores são capazes”.

Como foi o jogo?
O Fluminense começou melhor e criou a primeira grande chance. Em pressão alta, Lucho Acosta roubou a bola de Cauan Barros e acionou Germán Cano. Cara a cara, o centroavante parou em Léo Jardim. O Tricolor manteve o ímpeto e pressionou. Hércules finalizou e Robert Renan bloqueou quase na pequena área. O ritmo caiu depois disso, e o Vasco equilibrou as ações.
Aos 37 minutos, Rayan recebeu livre na entrada da área e foi decisivo. Ele dominou, bateu rasteiro, a bola desviou em Freytes e tirou qualquer chance de defesa de Fábio.
A volta do intervalo foi favorável ao Vasco. Aos seis, Rayan chutou forte de longe, Fábio espalmou, Andrés Gómez tentou, e o goleiro salvou de novo. Nuno Moreira apareceu para conferir e ampliar. Zubeldía lançou John Kennedy e Keno; Diniz mexeu com Mateus Carvalho e Matheus França. O Fluminense atacou, mas faltou capricho. O Vasco administrou até o fim.
Com o resultado, o Vasco chegou a 39 pontos e ocupa a oitava posição. O Fluminense permanece em sétimo, com 41. O próximo jogo do time de Fernando Diniz é contra o Red Bull Bragantino, domingo (26 de outubro), às 18h30 (horário de Brasília), no Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista. A equipe de Luis Zubeldía enfrenta o Internacional, sábado (25 de outubro), às 17h30 (horário de Brasília), no Maracanã.


